♥ Seguidores♥

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Descoberta da América pelos Turcos.

A Descoberta da América pelos Turcos.
Jorge Amado.

Sinopse: O sírio Jamil Bichara e o libanês Raduan Murad desembarcam na Bahia em 1903 e se instalam no litoral sul, região grapiúna, eldorado do cacau. O jovem e trabalhador Jamil abre um empório em Itaguassu. O experiente e boêmio Raduan prefere Itabuna. Ali, nova oportunidade de 'fazer a América' se apresenta ao 'turco' Jamil - o comerciante Ibrahim Jafet quer casar sua primogênita - a feiosa Adma. Em troca, oferece sociedade no armarinho O Barateiro. A descoberta da América pelos turcos, foi escrito  por ocasião do quinto centenário do descobrimento do continente americano, revisita a formação da cultura cacaueira e do povo brasileiro, essencialmente mestiço. 


O que achei: Segundo a definição do proprio autor, o livro é um romancinho. É engraçadinho, apimentado e como não poderia deixar de ser, cheio do vocabulário regional.  
Em relação a todos os livros do Jorge Amado que li, esse é o mais fraquinho, ruim ruim não é, mais está longe de merecer ficar entre os melhores. 
A história é focada na ganância, será que vale enfrentar qualquer coisa para se tornar próspero, até se casar por conveniência ?

Segue um trechinho do livro:
-Filha excomungada! Ibrahim é um molenga. se baixasse a peia nessa peste com vontade, os azeites se acabavam num instante.
 com a gentileza habitual, glorinha Cu de Ouro ofereceu a melhor alternativa:
-do que ela carece, coitadinha, é de uma boa rola.
Pág.119
O livro tem 171 folhas, sendo metade de ilustrações, então sobra umas 90 folhas de leitura no máximo, li rapidão (pq além de tudo, a letra é grande,hahaha). Só que tem palavras bem fortes, puritanos, passem longe desse livro.
:D

5 comentários:

lolipop disse...

Oi Andréia...
Hoje só passei pra te lembrar do sorteio no Banzai...
Beijossssssssssssss

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

OI Andreia, estou sumida mesmo
Estou sem tempo de entrar na net
Estou lendo comer, rezar e amar, vc já leu?
bjs

Blog da Cris Yumi disse...

OIE ANDREIA!
QTO TEMPO NAO VENHO AQUI!

ADOREI A DICA DO LIVRO!
TENHO QUE ARRUMAR + TEMPO PRA LEITURA!

SUPER BJO!
www.universofemininodayumi.blogspot.com

Bah disse...

Acho que esse não me atrairia muito, mas valeu pela dica... rs

Kisu!

Fica comigo esta noite disse...

Estou louca pra esse livro. Quero conhecer Adma na versão Amadiana.