♥ Seguidores♥

quinta-feira, 7 de março de 2013

Igreja N.S.Nazaré e Ruínas Convento Carmelita

 A Igreja de Nazaré (final do século XVI, monumento nacional tombado pelo Iphan) - Foi erguida no ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho e está localizada na Vila de Nazaré, no sítio histórico, ao lado das ruínas do Convento Carmelita e do cemitério. Não se pode determinar a data exata da sua construção. Sabe-se, porém, que esta igreja já existia no final do século XVI, quando servia de referência a navegadores.
É um monumento de estrutura retangular com uma só cúpula, coro, capela-mor e uma galeria lateral até a sacristia. Tem nave única, e seu interior é simples. O nicho do altar-mor é todo de pedra sabão. Os sinos da igreja sã originais, datado de 1679, e ainda hoje são tocados.

Ruínas do Convento Carmelita - A construção do convento, ao lado norte da Igreja N.S.de Nazaré, foi iniciada em 1692 e somente terminada em 1731, como se lê numa inscrição latina em forma poética gravada numa pedra existente no corredor que dá acesso à sacristia da Igreja. Pouco tempo depois de sua fundação, o convento passou a ser subordinado à Província Carmelita da Bahia, o que dificultou desde o início a manutenção dos religiosos do convento. Soma-se a isso o fato de que não havia renda certa - os religiosos viviam de esmolas, missas e ofícios.
Com a promulgação, em meados do século XIX, da lei que proibia a admissão de noviços nas ordens religiosas no Império, o convento não pôde (...) preencher os cargos que a morte aos poucos ia abrindo em sua comunidade, até ficar reduzido a dois religiosos velhos e inválidos. O último superior do convento foi recebido em 1859, mas, pouco tempo depois, vendo-se isolado e sem meios para a sua própria subsistência, exonerou-se de seu cargo e resolveu, afinal abandonar o convento.

Nenhum comentário: