♥ Seguidores♥

domingo, 22 de novembro de 2015

Mistero Buffo.

Mistero Buffo.
(comédia Circense).
O espetáculo apresenta uma visão crítica de temas atuais, tais como as deturpações da fé, a ganância desmedida pelo dinheiro e o culto exacerbado às celebridades. Domingos Montagner e Fernando Sampaio, acompanhados musicalmente por Fernando Paz, interpretam dezenas de personagens em diferentes quadros que retratam temas bíblicos. A montagem adapta a teatralidade essencial do autor italiano à linguagem circense dos palhaços, explorada pelos atores há mais de 20 anos. A fim de trazer o universo de Fo para o Brasil, foi feita uma transposição dos diferentes dialetos italianos explorados pelo autor às gírias de rua brasileiras. Os figurinos coloridos e de inspiração medieval com que os atores entram em cena, são logo deixados de lado para dar vez a vestes neutras e bem simples. Não há tampouco o uso de maquiagem, nariz ou outra caracterização tipicamente clownesca – os atores abrem mão da caracterização clássica, e o Palhaço nasce da atitude cênica, do trabalho corporal e de interpretação dos atores. Eles buscam retomar a força, a irreverência e a eloquência dos jograis, cômicos populares, considerados “avôs dos palhaços”, que na Idade Média contavam estas histórias. Neyde Veneziano, que dirige o espetáculo, realizou na Itália seu pós-doutorado, que enfoca o trabalho de Dario Fo.
Sinopse retirada do folheto da peça. 
 La Mínima (Domingos Montagner, Fernando Paz e Fernando Sampaio).
Mistero Buffo é um texto político, baseado em episódios do novo testamento. Tendo sido representado: A ressurreição de Lázaro, o cego e o paralítico, o louco e a morte e o louco debaixo da cruz.
Mistero Buffo está entre as peças mais inteligentes que vi esse ano. É o tipo de peça que nos faz refletir, nos comove e nos faz sorrir. Peça excelente com  atores excelentes. Recomendadíssimo.
 Teatro do Sesi - SP.

Nenhum comentário: