♥ Seguidores♥

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Dinâmica Não Linear - Héctor Zamora.

Dinâmica Não Linear.
Héctor Zamora.
Vestidas de preto e também com um livro preto, várias pessoas debruçam-se no vão do CCBB  e começam a rasgar as páginas dos livros. Depois as mesmas pessoas, recolhem e recolocam as páginas nas capas dos livros e deixam sobre uma mesa. Como que a espera de algum acontecimento, enquanto  o som da "ruptura" permanece no vão como memória viva, quase tangível...Entre as varias interpretações que esse ato pode passar, uma delas é que a coragem de rasgar as páginas é a que pode nos salvar, que podemos recomeçar.
Com esses fragmentos escoraremos nossas ruínas.
T.S.Eliot.
Dinâmica Não Linear é a primeira exposição de grande porte do artista mexicano Héctor Zamora.
Todas as informações foram retiradas do programa da exposição e das placas explicativas,que fica ao lado das obras da exposição Dinâmica Não Linear.
 
A exposição esta dividida entre os andares do prédio CCBB e mostra a constante evolução da sua obra e a sua preocupação com as formas geométricas, aparente rígidas e abstratas, tornam-se veículos de interação espontânea ou de reflexão sobre o funcionamento das estruturas sociais.
...Seguindo um procedimento bastante usual em sua obra, o artista subverte as relações de poder convencionais, colocando o trabalhador no centro das atenções...  
O uso dos tijolos, recorrente em várias obras do artista, situa imediatamente a ação no âmbito das relações de poder que regulam o mundo do trabalho, principalmente o manual e o físico. 
 
 
Alguns trabalhos construídos em sua maioria a partir de alguns elementos básicos, repetidos ou assemblados pelo artista, convidam a uma reflexão sobre a finalidade dessa construção... 
O artista utiliza formas geométricas básicas como elementos construtivos de sistemas modulares que, mesmo mantendo uma grande simplicidade, permitem arranjos extremamente  complexos. 
 
Você gostaria de um enxame de quê na cidade? Responda a essa pergunta na cabine do dirigível. O zepelim educativo é bilíngue e também se comunica na língua de sinais.
Sem Revolução Não Há Independência,2016
Tijolos de cerâmica da época do Brasil Imperial embrulhados em páginas da Constituição Brasileira. 
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
02 de Novembro a 02 de Janeiro de 2017.
Quarta a segunda, 9h às 21h.

Um comentário:

Unknown disse...

Show de Bola Andreia!!!